7 dicas para arrasar na churrasqueira

Chegou a hora de você receber dicas especiais para salvar qualquer final de semana de sol e ser eleito “o fera” ou “a fera” da turma. Fazer aquele churrasco num sábado ou domingo de sol é perfeito para animar a família e os amigos, jogando conversa fora, dando boas risadas e claro, apreciando uma carne de qualidade.

Mas afinal de contas, você manda bem na hora de grelhar a carne ou ainda tem algumas dúvidas básicas? Bom, para matar qualquer incerteza de vez, vamos separar 7 dicas especiais para você arrasar na churrasqueira e ser elogiado por todo mundo durante aquele “churras”. Vamos lá?

1 – Marine com cerveja

Antes de preparar a carne, deixe ela marinar um pouco na cerveja. O líquido vai fazer com que ela fique mais macia, saborosa e bem dourada, quando pronta. Se não tiver cerveja por perto (o que vai ser bastante difícil), você pode utilizar limão, laranja, abacaxi ou suco de maçã.

2 – Temperatura ambiente

Nem pense em colocar a carne gelada na grelha. Após descongelar, deixe a peça descansar por cerca de 15 minutos em temperatura ambiente, isso faz com que as fibras cozinhem uniformemente. Logo depois do congelamento, a carne sempre fica mais gelada no centro, cozinhá-la pode comprometer a suculência.

3 – Deixe a carne lá

Muitas pessoas tem a mania de ficar mexendo na carne enquanto ela está assando, e o pior, acham que estão arrasando e se sentem um Masterchef. Pare de fazer isso. Espremer, virar várias vezes e até espetar a carne fará com que o suco dela seja liberado.

Resultado: carne mais seca, sem suculência e borrachuda.

4 – A técnica da mão!

A dúvida de todo churrasqueiro (de primeira viagem) enquanto assa a carne: “será que o ponto está bom?”. Para acabar com essa dúvida de vez, utilize o truque da mão!

MAL PASSADA: Junte o dedo indicador com o polegar e aperte a parte gordinha da palma da mão (aquela que fica abaixo do polegar), essa é a textura que uma carne “mal passada” deve ter.

MAL PASSADA – AO PONTO: Una o dedo médio com o polegar e aperte a parte gordinha da palma da mão, essa é a textura que uma carne entre “mal passada” e “ao ponto” deve ter.

AO PONTO: Com o dedo anelar e o polegar, aperte a parte gordinha da palma da mão, essa é a textura que uma carne “ao ponto” deve ter.

BEM PASSADA: E por último, junte o dedo mindinho com o polegar e aperte a parte gordinha da palma da mão, essa é a textura que uma carne “bem passada” deve ter.

5 – Sempre suculenta

Tem um pouquinho de carne sobrando? Enquanto a turma não a devora, deixe-a enrolada em papel alúminio. Deixe a carne descansar por 10 minutos, isso vai preservar a suculência dela. Já reparou que, quando você compra um espetinho na rua e pede para levar, o churrasqueiro sempre enrola o espeto no alumínio? Pois é.

6 – Aos amigos vegetarianos

Se alguém da turma não é fã de carnes, você pode agradá-lo com vegetais assados. Basta enrolar em um papel alumínio, jogar um pouco de óleo e voilà.

7 – Limpeza faz parte

Além de ter feito aquele churrasco esperto, deixar a grelha limpa vai somar muitos pontos no conceito do pessoal. Quer uma dica para fazer isso sem dor de cabeça? Após acabar de assar as carnes, aproveite o calor da grelha e passe uma cebola cortada nela. Isso fará com que a gordura saia com facilidade.

Tá vendo como é simples ser um churrasqueiro expert? De resto, só a prática vai te levar à perfeição. Com certeza, não tem recompensa melhor do que ver aquela cara de “hmmm” quando alguém prova a carne que você assou.

No site da Euro você encontra imóveis com excelentes áreas gourmet e churrasqueiras para você arrasar no fim de semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *