Luminárias de teto: saiba como usar

A iluminação da casa é parte fundamental na hora de decorar o ambiente e dar aquela sensação de bem-estar. Para isso, as luminárias de teto podem te ajudar a manter o espaço muito mais bonito e aconchegante, além de dar um toque especial aos cômodos, porém, para conseguir esse resultado é importante se atentar a alguns detalhes. Confira as dicas:

  • Pense o ambiente

O primeiro passo para ter sucesso na iluminação é definir como o layout do ambiente será, pois, dessa forma você saberá o que deve ou não ser valorizado com as luminárias de teto.

  • Casa clean

Caso o ambiente possua forro ou sanca de gesso, utilize luminárias de teto de embutir. Essa é uma boa opção para quem busca uma decoração mais clean para o ambiente. Esse forro também pode ajudar a iluminar pontos específicos do ambiente.

  • Tipos de cúpula

Escolha o tipo de cúpula que deseja para a sua luminária de teto. Os 3 principais tipos são:

  1. Cúpula fechada: corpo opaco, útil para projetar luz em um ponto específico. Estabelece-se, assim, um foco que possui uma coluna de luz, que, por sua vez, irradia para o restante do cômodo de forma indireta, iluminando suavemente todo o espaço.
  2. Cúpula vazada: corpo aberto, não opaco e com possibilidades de oferecer um design mais inovador. Em alguns casos, pode se apresentar na forma de uma teia de aranha. Esse formato não direciona a luz diretamente para um ponto, mas a expande pelo ambiente.
  3. Cúpula transparente: o material pode ser vidro (resistente e transparente). Projeta parte da luz em direção ao chão e, ao mesmo tempo, permite que ela se irradie pelos arredores.

 

  • Ouse na decoração

Se você quer ousar na decoração com luminárias de teto você pode adotar as próprias eletrocalhas aparentes para dar ao ambiente uma atmosfera ainda mais industrial. Assim você deixará o seu ambiente com estilo bem moderno e urbano.

  • Valorize pontos estratégicos

Uma dica para quem busca uma decoração mais tradicional é usar plafons. Essas luminárias promovem um bom efeito para os seus ambientes. Plafons brancos direcionáveis conseguem levar a iluminação para onde queremos que seja valorizado.

  • Elabore a iluminação dos cômodos

A cozinha é um ambiente funcional, por isso sua luminária precisa ter essa função. Para isso, a luminária de teto no estilo pendente é uma das mais utilizadas, elas são garantia de muito charme e estilo na decoração e o mais legal é que elas podem ser encontradas em diversos modelos e cores.

Essa mesma opção é indicada para quem quer colocar uma luminária sobre o criado mudo ou mesmo uma mesa de estudos. Os demais modelos como plafons são mais utilizadas no centro do cômodo. Já para quem quer caprichar na iluminação da sala uma boa dica é a luminária embutida, que além de moderna deixa o ambiente mais clean.

 

A nossa casa precisar ser o local mais aconchegante e especial de nossas vidas. Por isso, capriche na escolha de suas luminárias e deixe o ambiente ainda mais elegante.

FONTES:

https://bit.ly/2V3w9My

https://bit.ly/2Jduj4L

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *