Como cuidar do seu pet no frio

Entender como manter o seu pet aquecido, confortável e satisfeito durante o inverno, é de suma importância. Assim como os humanos, eles também necessitam de cuidados diferenciados quando a temperatura cai. Para ajudar você a cuidar do seu bichinho de estimação, separamos algumas dicas.

Tosa

Se o cãozinho faz atividades regulares e não tem problemas de saúde, mantenha a rotina da tosa. No caso de cães muito idosos ou que ficam ao relento, aproveite a proteção natural do animal e evite tosas muito baixas.

Roupinhas

Invista em roupas que aqueçam, mas que não atrapalhem o dia a dia do bicho. Casacos ou mantinhas abertas, sem muita intervenção nos braços ou pescoço são as melhores opções.

Cama quentinha

Nada como uma cama quentinha, não é mesmo? Uma forma prática de aquecer a caminha do cão é manter os cobertores e travesseiros enrolados até a hora de ele ir dormir. Isso fará com que os tecidos não fiquem diretamente expostos ao frio. E, desta forma, mantendo a cama quente para receber o seu animal. Para os gatos, utilize os arranhadores com toca, eles adoram.

Banho

Diminua a frequência de banhos no inverno que, de preferência, devem ser com água morna e não molhe o animal nos dias mais frios. Seque-o bem após o banho e não deixe que ele saia no rua até, no mínimo, 30 minutos depois.

Vacinas

As pneumonias são mais comuns no inverno e nos gatos e cães elas podem ser bacterianas, o que é ainda mais grave. Esteja com as vacinas sempre em dia e evite aglomerações com grande quantidade de animais. No frio é mais comum contrair traqueobronquite infecciosa canina, conhecida também como tosse dos canis. A doença é altamente contagiosa e é mais perigosa para animais idosos ou filhotes.

Exercícios

Estimule os cães a fazerem exercícios, o frio é um ótimo período para isso. Em casa utilize brinquedos. Eles podem comer um pouco mais de ração do que o normal por causa dos exercícios, mas não é necessário um reforço na alimentação e acompanhar o peso do animal é algo que precisa ser feito em qualquer estação. O sobrepeso é um problema sério que pode causar doenças cardiovasculares e na coluna.

Escovação

Aumente a frequência de escovação do animal para pelo menos três vezes por semana. Eles tendem a se lamber mais no frio e acabam engolindo mais pelos que formam bolas no estômago, o que pode acarretar nos gatos constipação intestinal, conhecida também como “prisão de ventre”. Nos cães, previne a formação de nós que leva a lesões de pele.

Hora do passeio

É essencial levar seu pet para passear mesmo no inverno. Entretanto, o ideal é procurar os horários mais quentinhos do dia para sair de casa.

FONTES:

https://bit.ly/2SbmfDX

https://bit.ly/2LRc4mK

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *