Como criar uma horta no seu apartamento

Quem disse que apartamento e horta não combinam? Ter um ambiente especial como este dentro do seu apartamento pode ser mais fácil do que você imagina, além de muito prazeroso e saudável.

Algumas das plantas que costumam ser cultivadas em hortas cabem em qualquer cantinho e são perfeitas para quem gosta de ter temperos e hortaliças fresquinhas sempre à mão. Além disso, levar um pouco de verde para casa traz mais vida e frescor para o ambiente. Para ajudar você a montar um espaço assim, separamos algumas dicas.

Escolha o local

O ideal para fazer a horta em um lugar que bata Sol direto, pelo menos 6 horas por dia. Pode ser uma parede da sacada, janela ou terraço (no caso de coberturas). Ao escolher o recipiente lembre-se de que ele precisa ter um furo no fundo. Algumas dicas são: latas, vasos, potes reaproveitados, caixas de madeira, canecas, etc.

Temperinhos!

Pequenos espaços recebem muito bem o plantio de temperos e ervas aromáticas. Imagine só que delícia preparar a sua refeição com um produto plantado dentro de sua casa! Você pode plantar:

  • Hortelã: exige um vaso maior e não é recomendado para ser colocado em recipientes compartilhados porque suas raízes ocupam mais área do que outras ervas.
  • Salsinha: assim como a hortelã, se desenvolve melhor sozinha em um vaso já que tem raízes mais profundas do que os outros temperos.
  • Coentro: ele é confundido com a salsinha, mas é diferente!
  • Cebolinha: sempre tire as os talos pela base ao colher, nunca pela metade.
  • Manjericão: sabia que é possível usar um raminho de manjericão que você comprou para plantá-lo em um vaso? É só tirar as folhas deixando umas 3 no alto do ramo, cortar o final do raminho na diagonal e colocar a metade dele imersa na terra.
  • Alecrim: na hora de colher, retire sempre metade ou menos do raminho. Isso é importante para dar continuidade ao crescimento dele.
  • Orégano: sim, essa temperinho fresco é tão bom quanto a versão desidratada e pega com facilidade.
  • Tomilho: fica ótimo em vasos e se adapta bem até nos menores.
  • Sálvia:não é tão popular, mas bastante usada em molhos. Vale a pena ter em casa.
  • Pimenta:dedo-de-moça, biquinho, tabasco são as mais populares para se cultivar em mini hortas.

 

Frutos

Não só de temperos e aromas vive uma horta de apartamento. É possível adaptar e ter até frutos!

  • Tomatinho cereja: você pode usar os tomatinhos que tem na geladeira para fazer as mudas. Quando as sementes estiverem com brotos, coloque-as em vasos maiores e, a medida que o tomateiro for crescendo, coloque estacas para otimizar o espaço.
  • Morango: dá pra ter morangos em casa.  O ideal é plantá-los com as sementes já prontas e usar uma terra de boa qualidade. O vaso deve estar suspenso para os morangos crescerem em cascata.
  • Amora:por crescer de forma parecida com o morango e ter boa adaptação, também pode estar em um vaso na sua horta em apartamento.

Um bom solo

Ele é muito importante porque a maioria dos cultivos que a gente utiliza são nativos de outros lugares do mundo, então, eles precisam de uma força para crescer bem por aqui. Caso você esteja fazendo sua horta em apartamento do zero, tem duas opções: comprar esse substrato pronto em uma casa de jardinagem ou fazer o seu. Se você optar por colocar a mão na massa, confere um passo a passo de como fazer o seu próprio solo:

  • 1 parte de terra vegetal – pode ser comprada em floriculturas ou casas agrícolas
  • 1 parte de terra de barranco (a terra vermelha) – que você pode pegar em qualquer roça
  • 1/2 de esterco ou humus – pode ser de qualquer animal
  • 1 pitada de calcário – polvilhe sobre a quantidade que tem (opcional)
  • 1 pitada de farinha de ossos e torta de mamona –  polvilhe sobre a quantidade que tem (opcional) e note que esse não é um composto vegano
  • serragem ou folhas secas – para cobrir o solo e evitar que ele resseque

As proporções são adequadas para transplantar mudas em vasos. Caso a intenção seja plantar as sementes, é preciso fazer uma receita diferente: use 2 partes de esterco ou humus para 1 parte de terra, sendo esse o solo adequado para berçário de mudas.

 

Passo a passo: como montar a sua horta em apartamento:

Passo 1:

Escolha um vaso ou jardineira e coloque ao fundo argila expandida. Coloque em seguida uma manta geotêxtil, também conhecida como bidim, para a drenagem. Essa manta serve para segurar a terra e evitar que escoe cada vez que o vaso for regado.

Passo 2:

Coloque terra especial para o plantio, essa terra é facilmente encontrada em lojas ou setores de jardinagem. Adicione sua muda ou mudas, conforme o tamanho do vaso, tomando o devido cuidado para não destruir o torrão de terra da plantinha. Complete com terra e, em seguida, regue.

Passo 3:

Utilize uma estrutura de madeira, ferro ou prateleiras para apoiar ou suspender seus vasos. Eles podem ser fixados na parede, colocados em estantes ou escadas de madeira que forme uma horta vertical. Assim, ficam mais altos e recebem mais luz natural.

Com relação à rega, se a planta não pegar Sol direto tenha cuidado com o excesso de água.

 

Consumir produtos orgânicos é consumir saúde. Principalmente se esses produtos forem cultivados por nós! Por isso, aproveite as dicas e capriche na sua horta.

FONTES:

https://bit.ly/2pDbNaY

https://bit.ly/2Gj3bPl

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *