Como criar um jardim zen na sua casa

Nada como ter um cantinho todo especial e relaxante dentro de casa, não é mesmo? Em dias corridos de trabalho e tarefas diárias, ter momentos de total sossego faz bem para a saúde. Por isso, separamos um passo a passo para você criar um jardim zen só seu.

Diretamente do oriente, o jardim zen, ou também conhecido como jardim japonês, é uma construção simples, versátil e ideal para quem deseja meditar e aliviar a mente. Com suas raízes lá no século XIII, os princípios e significados de antigamente são tão verdadeiros que continuam perpetuando até os dias de hoje: um lugar tranquilo, esteticamente agradável e que tenha uma manutenção serena e gratificante.

Como seu principal objeto é ser um local de contemplação e meditação, o tamanho do jardim não faz diferença. Pode ser tanto ao ar livre quanto no interior da sua casa, em miniatura. O que realmente tem importância são os elementos que o compõe. Para aprender a fazer seu próprio jardim Zen, primeiro você deve considerar três itens essenciais: espaço, fluidez e simplicidade.

 

Local
O jardim japonês pode ser construído em qualquer lugar, seja no quintal ou numa sala fechada. O ideal é escolher um espaço calmo e que você tenha tempo e disponibilidade para se dedicar a manutenção.

Materiais
Todos os materiais necessários utilizados são acessíveis e fáceis de ser adquiridos em qualquer loja de jardinagem e ferragens. Para construção do seu Jardim Zen DIY você vai precisar de:

– Madeira ou recipiente no tamanho adequado para o local escolhido;
– Areia, pedras e cascalho;
– Cola, pregos e parafusos;
– Ferramentas apropriadas;

 

Passo a passo
Tendo em mente o tamanho do seu jardim, utilize um recipiente ou utilize placas de madeira para construir uma caixa suficientemente funda para acolher cerca de dez centímetros de areia. Depois do molde pronto, que pode ser no formato que quiser, faça o acabamento que desejar: polindo, pintando ou até envernizando.

Então, encha o recipiente com areia, distribuindo uniformemente. A areia é elemento imprescindível do Jardim Zen, que simboliza a paz e a tranquilidade da mente e do espirito. Por fim, complete com rochas e pedras de tamanhos e texturas variadas; troncos com ou sem musgo; um elemento verde como uma planta ou um bonsai.

Essa parte é importante pois representa as montanhas como elemento predominante da natureza. As rochas e pedras devem ficar parcialmente submersas na areia e colocadas nas laterais do seu jardim.

 

Manutenção
Com um ancinho ou vassourinha, “penteie” a areia, variando desenhos compridos e curvados e linhas retas. Esses desenhos representam as águas, ora agitadas, ora calmas.

Esse trabalho deve ser realizado para acentuar diferentes partes do jardim e renovar sua aparência, além de ser uma ação que tem o poder de relaxar e divertir. Por fim, é só desfrutar do seu Jardim Zen.

 

Jardim Zen Grande
Caso seu projeto de Jardim Zen seja grande e para ambientes externos como um quintal, uma ideia legal é possibilitar que as pessoas caminhem por ele. Ao interagir diretamente com o jardim, você entra em sintonia com suas energias interiores.

 

Mini Jardim Zen
Para quem não abre mão de ter o seu jardim mas não tem muito espaço, pode optar por versões menores ou em miniatura. Algumas ideias para jardim Zen mini é utilizá-lo como decoração nos ambientes sociais da casa ou numa versão de mesa para escritórios.

Apesar do formato menor, o processo de criação é o mesmo: superfície suficientemente profunda, areia, pedras, cascalhos e um pouco de vegetação. Na areia do Jardim Zen, desenhe pequenas ondulações para dar mais vida ao espaço.

Como o espaço é pequeno, os bonsais são perfeitos para criar a vegetação necessária no jardim, além de práticos e harmoniosos com os demais elementos.

Viu como é fácil? Em meio ao estresse da rotina, o jardim zen é uma ótima opção para aliviar a tensão e descansar. Anote as dicas e se divirta na criação desse novo cantinho!

FONTE:

Imovelweb

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *