Meu apartamento é pequeno, como ter espaço?

Você está achando seu apartamento muito pequeno para suas necessidades e precisa encontrar boas soluções? Já pensou em otimizar seu espaço com móveis inteligentes? Para te ajudar a encontrar boas estratégias para a resolução desse problema, selecionamos algumas ideias de móveis inteligentes que promovem otimização de espaço e uma linda decoração.

  1. Estante com multifunção

Esse tipo de móvel tem como principal função a integração dos ambientes, ao mesmo tempo em que delimita espaços. Isso é possível porque essas estantes funcionam como divisórias e, por serem vazadas, podem ser usadas tanto de um lado do ambiente quanto de outro.

Alguns projetos de estantes divisórias incluem ainda um home office com mesa acoplada de um dos lados. Essa é uma excelente solução para delimitar as áreas da sala e do quarto, por exemplo.

  1. Camas inteligentes

Talvez a cama seja o móvel que ocupa mais espaço em um apartamento, concorda? Mas, existem soluções fantásticas que aproveitam essa área que fica ociosa durante o dia. A ideia é transformar a sua cama em um outro móvel no período em que não será usada. Veja algumas opções:

  • Camas retráteis: abrem espaço no ambiente e até se transformam em outro móvel, como o sofá. A ideia de móvel inteligente é aproveitar áreas e transformar o ambiente no que você quiser, a exemplo de um home office — que é o caso da cama suspensa com mini escritório embaixo.
  • Modelos que podem ser erguidos e encostados na parede: podem ser transformados em painéis, divisórias e outras muitas ideias.
  • Cama baú: possui um compartimento abaixo do colchão. Muitos utilizam esse espaço para guardar roupas de cama, como cobertores, lençóis ou até roupas dos moradores que não são utilizadas por um longo período.
  1. Mesas funcionais

A mesa extensora ou elástica é uma velha conhecida: é aquela que aumenta de tamanho e reúne mais pessoas. É possível acoplar mais uma parte do móvel de acordo com a necessidade.

Há também as mesas retráteis, que ficam presas à parede e só ocupam espaço quando estão em uso, bem como as que se agrupam com os bancos ou cadeiras. Todas essas opções economizam bastante área na casa.

Por fim, as mesas de centro com gavetas são alternativas práticas, e você pode aproveitar o espaço para organizar alguns itens da casa, como documentos e cabos.

  1. Gabinete para lavatório com coluna

Para o banheiro, existe uma solução de armário sob a pia que é prática e deixa o ambiente mais bonito: é o caso do gabinete para lavatório com coluna, que se encaixa nesse tipo de louça. A vantagem desse modelo é que ele ocupa todo o espaço abaixo da pia, remetendo a um gabinete com cuba de apoio.

  1. Mesa de escritório com estante

O móvel é uma pequena estante com uma mesa acoplada. Existem modelos variados, em que o tampo tanto pode vir inserido no meio da estante, como ao lado dela como se fosse sua continuação. Existem modelos em que a mesa fica no centro da estante e suas prateleiras ficam acima do tampo.

  1. Tábua de passar prática

Para a área de serviço, com seu tamanho cada vez mais reduzido, uma boa ideia é a tábua de passar com armário acoplado. Ou seja, a tábua de passar faz parte do armário, servindo como tampo. Alguns modelos contam com um local na extremidade para pendurar as roupas, como se fosse um cabideiro. Bastante funcional!

  1. Armário inteligente para cozinha

Os armários funcionais, tanto para cozinha quanto para área de serviço, podem ser encontrados prontos, feitos sob medida ou planejados. Logicamente, os comercializados em lojas contam com preços mais acessíveis. Para cozinhas, você encontra armários que servem para guardar e organizar vários itens, além de um local especial onde se encaixa o micro-ondas.

  1. Armário funcional para área de serviço

Para área de serviço, existem armários bastante funcionais também. Geralmente, eles têm altura suficiente para acomodar vários itens, como vassoura, rodo, materiais de limpeza, balde, aspirador de pó e até escada. Tudo fica bem organizado dentro do armário e sua área fica ao estilo clean.

 

Como usar móveis para dividir ambientes?

Atualmente, as construtoras estão apostando na tendência de ambientes integrados, sem divisões entre as áreas. Além de garantir mais espaço, essa característica oferece mais alternativas de decoração ao morador, pois os espaços podem ser criados utilizando os próprios móveis como divisórias, a exemplo de sofá, bancada, estante, etc. Confira as ideias:

  • Estante com nichos vazados: o móvel organiza livros ou espaço de leitura de um lado, enquanto do outro pode acomodar itens decorativos. Trata-se de uma solução que dá uma sensação de amplitude, pois é possível ver todo o ambiente pelos nichos do móvel.
  • Aparador de sofá: no conceito aberto de decoração, esse móvel pode dividir ambientes. Mas, não se esqueça de escolher um aparador funcional, como uma pequena estante com nichos que será útil para guardar objetos.
  • Tapetes: além de darem um ar de aconchego à decoração, eles podem delimitar os ambientes. Cada área deve ter um tapete diferente, mas com uma combinação harmoniosa.
  • Biombos: são ideais em ambientes pequenos, pois são delicados e bem fininhos. De origem chinesa, os biombos são utilizados há muito tempo e hoje podemos encontrá-los em diversos materiais. É uma excelente alternativa, visto que além de delimitarem as áreas da casa, ajudam na decoração.
  • Bancada: com bancos altos, a bancada pode integrar cozinha e sala, e servir de apoio para refeições.

Existem muitas opções de móveis inteligentes para o aproveitamento de espaço. Eles são funcionais e práticos, facilitando muito o nosso dia a dia.

FONTE:

https://bit.ly/2NAzq15

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *