Passo a passo para adquirir o primeiro imóvel

primeiro imóvel é a realização de um desejo tão grande quanto a responsabilidade ao fazer um investimento desse tipo. Por isso, manter a empolgação com a conquista é inevitável. Mas ela deve estar aliada a um bom planejamento e pés bem fincados no chão para que você consiga fazer a escolha ideal e não ter problemas no futuro. Toda ajuda é bem-vinda na hora de tomar as melhores decisões, não é mesmo? Por isso separamos algumas dicas sobre pra ajudar você nesse momento especial!

Comece pelo planejamento financeiro

Para quem está comprando o primeiro imóvel, esse é, provavelmente, o maior investimento feito em sua vida até agora. Por isso, é preciso uma organização financeira para que tudo dê certo, sem que você precise apertar demais o seu orçamento. Vale, aqui, uma das dicas mais importantes:

  • anote detalhadamente suas receitas e despesas;
  • quite as suas dívidas, caso as tenha;
  • analise com cuidado quais os gastos que podem ser cortados;
  • economize uma quantia por mês e faça uma aplicação desse dinheiro para que ele renda;
  • pesquise sobre as formas de pagamento mais interessantes para você;

Escolha bem a localização

Agora, o momento é de planejar o seu investimento no primeiro imóvel. Uma das coisas mais importantes que devem ser avaliadas é a localização. Pelo menos três questões devem estar em sua mente no momento de escolher em que região vai comprar o seu apartamento ou casa: mobilidade, acessibilidade e valorização do bairro.

Procure fazer suas pesquisas em área que facilitem o seu deslocamento para o trabalho ou para estudos. Verifique, também, situações que podem ser fundamentais para otimizar o seu dia a dia, como proximidade com mercados, padarias, farmácias, estabelecimentos comerciais e de serviços essenciais (saúde e educação, principalmente).

 

Pense no tipo de imóvel desejado

Outro ponto que você deve considerar é seu estilo de vida. O imóvel deve atender as suas necessidades em longo prazo, já que o investimento é alto. Por isso, é preciso pensar se pretende morar sozinho por muito tempo ou se já tem uma família. Pergunte-se onde e com quem pretende estar nos próximos dez ou vinte anos.

As respostas a isso podem determinar o tamanho do imóvel e a quantidade de cômodos necessária para seu conforto e das pessoas que vão viver com você nele. Também é o momento de determinar se a melhor opção é buscar um imóvel novo, na planta ou usado (essas características influenciam, inclusive, o preço a ser pago por ele).

 

Pesquise o máximo que puder antes de escolher

Não se deixe levar apenas pela emoção do momento da aquisição da casa própria. Pesquise muito antes de decidir. Use a internet a seu favor para verificar o máximo possível, de acordo com o perfil que você determinou nas análises anteriores.

Faça uma lista dos apartamentos e casas que encontrar e agende a visita. O ideal é fazer isso mais de uma vez, em diferentes datas e horários, para perceber detalhes como ventilação e iluminação, vizinhança, segurança, entre outros pontos. Não deixe de prestar atenção à estrutura, acabamentos, sistema elétrico e hidráulico, pintura etc.

 

A compra do primeiro imóvel é, provavelmente, um dos momentos mais gratificantes da nossa vida adulta. Seja pela consolidação da nossa maturidade financeira ou uma nova fase ao lado de quem amamos esse momento proporciona uma sensação de realização incomparável.

FONTE: Imovelweb

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *