Como aproveitar o 13º salário para comprar seu imóvel

Chegaram as últimas semanas do ano e a gente já começa a pensar: o que fazer com o 13º? Em época de instabilidade econômica, especialistas lembram que uma boa opção de uso deste dinheiro é aplicar no imóvel próprio — tanto para quem deseja dar um upgrade, investir ou como para quem deseja comprar sua primeira casa. Mas como exatamente você pode aproveitar o décimo terceiro para dar entrada no seu imóvel?

1° passo: mantenha o controle e planejamento dos seus gastos. A entrada dessa verba no mês de dezembro é ideal para iniciar o processo de aquisição de bens e aplicação em investimentos duradouros. Por isso, manter as contas em dia é a principal orientação dos especialistas em finanças.

2º passo: identifique as melhores condições para quitar a entrada do seu imóvel e ficar ainda mais próximo da realização desse sonho. Hoje em dia, não é preciso ter valores altos na conta para iniciar a compra de um apartamento.

Existem ações promocionais que incluem parcelamentos e descontos na entrada, com taxas e condições que tornam o processo mais acessível. Assim, o décimo terceiro se torna um grande aliado na aquisição da casa própria.

Caso já tenha adquirido seu imóvel na planta e esteja perto do período de entrega, uma outra sugestão é usar o 13º para os custos de documentação e impostos, como o ITBI, registro e escritura.

 

Apartamentos para quem busca o primeiro imóvel 

 

Mas eu já tenho um imóvel, como posso utilizar meu décimo terceiro?

Para quem já é dono do imóvel, caso o mesmo seja financiado, a verba extra pode ser usada para uma amortização extraordinária da dívida, quitando parcelas futuras e requerendo um desconto ao banco por conta da antecipação. E, claro, quem tem parcelas atrasadas deve usar o recurso para a quitação da dívida em aberto. Vale lembrar que, com três meses de atraso na prestação, o imóvel pode ser requerido de volta.

Gostou das nossas dicas? Então agende uma visita e comece 2020 de casa nova!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *