7 passos para você sair do aluguel

 

Morar na casa própria é algo que traz mesmo muita tranquilidade, não é mesmo!?. Não é à toa que esse é o sonho da maioria dos brasileiros — e um sonho não tão distante assim. Muitas vezes, o valor gasto em uma locação poderia ser usado para pagar as prestações de um financiamento imobiliário. Contudo, para sair do aluguel de vez é preciso passar por alguns passos.  Então, quer saber o que é necessário para alcançar esse objetivo? Veja esta lista que preparamos para você!

  1. Guarde dinheiro

Como você sabe, adquirir o imóvel próprio é um grande investimento. Além do valor da casa ou apartamento, é preciso reservar dinheiro para pagar os documentos, taxas e impostos. Isso sem contar os gastos com a mudança ou com a compra de móveis novos. Se você não tiver o montante para pagar à vista e a sua ideia for optar por um financiamento imobiliário, é preciso guardar o dinheiro da entrada.

  1. Faça um planejamento

Para sair do aluguel, não basta apenas guardar o dinheiro. Também é fundamental ter o controle financeiro da sua vida, para fazer um bom planejamento. Seja em um caderno, em planilhas do computador ou em um aplicativo no celular, registre tudo o que você recebe e o que gasta. Isso vai ajudar você a saber quanto pode gastar mensalmente com a moradia, dentre outros gastos.

  1. Mantenha o nome limpo

Esta é uma das regras básicas para conseguir financiar imóveis ou solicitar empréstimos: tenha certeza de que o seu nome não consta em nenhum órgão de proteção ao crédito. Além disso, não se comprometa com dívidas que não vai conseguir pagar, e prefira sempre realizar compras à vista.

  1. Escolha a melhor forma de pagamento

Adquirir o imóvel à vista é uma excelente opção de pagamento, já que dá ao comprador a possibilidade de negociar descontos sem comprometer o orçamento mensal. Mas você também pode optar pelo financiamento imobiliário. Nessa opção, o banco empresta parte do valor da propriedade ao comprador, que passa a pagar a quantia acrescida de juros, mensalmente. O valor das parcelas aqui não pode ultrapassar 30% da renda total. A taxa de juros e o prazo para o pagamento do financiamento variam de acordo com o banco e o perfil do cliente.

  1. Corte gastos desnecessários

Para sair do aluguel, toda economia que você conseguir fazer será relevante. Portanto, é importante analisar quais são os seus gastos e verificar quais deles podem ser diminuídos, ou mesmo eliminados da sua vida. Esses cortes ficam muito mais fáceis de serem feitos se você estiver focado em atingir o objetivo — nesse caso, a compra da casa própria. Então, tenha em mente que quanto mais dinheiro você tiver disponível, mais tranquilo será o processo.

  1. Procure o imóvel ideal

Vários fatores influenciam a escolha do imóvel perfeito para atender as suas necessidades e desejos. Para não se arrepender, é fundamental pesquisar sobre todas as características e realizar visitas antes de tomar a decisão final. E, nesse momento, a internet é uma grande aliada. Como a oferta de imóveis é muito grande, você precisa filtrar a sua pesquisa para encontrar o que, realmente, desperta o seu interesse. Alguns dos principais aspectos que devem ser observados aqui são:

  • Tamanho do imóvel;
  • Localização na cidade;
  • Infraestrutura e segurança da região;
  • Opções de lazer;
  • Vizinhança.

A qualidade da estrutura e do acabamento do imóvel também merecem atenção. Até porque é sempre bom se certificar de que não existem problemas de infraestrutura nem a necessidade de reformas.

  1. Conte com o apoio de uma imobiliária

Comprar o imóvel com uma imobiliária de confiança torna todo o processo muito mais seguro e tranquilo. Afinal, a aquisição de uma propriedade envolve vários trâmites burocráticos, emissão de documentos, certidões e registros, e os corretores já estão acostumados com essa rotina, podendo lhe auxiliar com isso. A imobiliária vai ajudar você a organizar a sua documentação pessoal e tirar as suas dúvidas durante todo o percurso. Sem contar que ela poderá lhe guiar durante a busca pelo imóvel ideal, e se certificar de que a transação é segura e vantajosa.

ANOTOU TODAS AS DICAS?

ENTÃO VENHA TOMAR UM CAFÉ CONOSCO E CONHECER AS MELHORES OPÇÕES!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *