4 tendências do mercado imobiliário em 2020

Depois de passar por uma grande crise econômica, o setor de construção civil retoma seu crescimento. De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção — Cbic —, houve um avanço de 9,7% no número de contratos para aquisição de imóveis residenciais no primeiro trimestre de 2019. No período, foram vendidos 28,7 mil imóveis.

Com um cenário promissor, tudo indica que investir no mercado imobiliário será bastante vantajoso em 2020, mas é preciso se atualizar para fazer bons negócios. Vivemos uma revolução digital, a preocupação com o meio ambiente aumenta e a busca por bem-estar é maior do que nunca. Com tantas mudanças em curso, acompanhar as tendências da área é fundamental.

Quer conhecer as principais tendências do mercado imobiliário para 2020? Continue a leitura.

  1. Projetos sustentáveis

Problemas ambientais têm pautado a mídia com muita frequência nos últimos anos. A preocupação com a adoção de modelos de produção mais sustentáveis está maior do que nunca, inclusive no setor imobiliário.

Não são apenas as construtoras que buscam formas de otimizar o uso de materiais e recursos, os consumidores estão cada vez mais exigentes quando o assunto é sustentabilidade. Muitas pessoas já procuram projetos residenciais que contam com equipamentos como aquecedor solar, reduzem o gasto de energia elétrica e têm sistemas como o de captação de água da chuva.

Smart Cities — também chamadas de cidades inteligentes — são um exemplo de empreendimento mais sustentável. Elas usam a tecnologia para tornar as operações urbanas mais eficientes, melhorando a qualidade de vida e garantindo o desenvolvimento econômico da cidade.

Empreendimentos mais sustentáveis, além de serem benéficos para o meio ambiente, são mais valorizados pelo público em geral. Essa tendência vem crescendo nos últimos anos, acompanhando os debates sobre o aquecimento global, e tende a se tornar ainda mais forte.

  1. Espaços mais eficientes e compartilhamento

Apartamentos compactos estão se tornando cada vez mais populares. Hoje em dia, jovens e novos casais buscam, principalmente, praticidade, mobilidade e liberdade. Imóveis bem localizados, em regiões centrais e com acesso a transporte, opções de comércio e lazer, serão bastante procurados por oferecerem mais qualidade de vida para os moradores.

Como essas regiões são bastante procuradas, as unidades passam a ser menores, mas mais eficientes, para permitir que mais pessoas dividam o espaço. Por outro lado, os condomínios contam com mais espaços abertos, áreas compartilhadas e serviços que facilitam o dia a dia.

Prédios com academias, lavanderia, bicicletário e coworkings oferecem mais qualidade de vida para os seus moradores. Por isso, tendem a ser ainda mais procurados.

3. Digitalização de processos

É muito comum um consumidor pesquisar várias ofertas antes de fazer uma compra. No mercado imobiliário não é diferente. Muitas pesquisas começam pelos mecanismos de busca e levam os clientes até as imobiliárias. Com a tecnologia 5G, que promete chegar em 2020, as pesquisas pelo celular ficarão ainda mais fáceis, assim como o acesso às ofertas via redes sociais ou publicidade online.

4. Mais facilidade para fazer um financiamento

Com os incentivos do governo e a redução da Taxa Selic, a obtenção de crédito para financiamento será facilitada. Em setembro de 2019, a Selic foi reduzida de 5,5% para 5% ao ano, chegando ao seu menor percentual desde 1999. Isso significa que o cenário é favorável para investir no mercado imobiliário, obter crédito e fazer um financiamento — e a previsão é que novos cortes ainda sejam feitos.

Neste ano, o Conselho Monetário Nacional também autorizou o uso do IPCA — Índice de Preços ao Consumidor Amplo — pelos bancos para o reajuste das prestações de financiamento imobiliário. Isso significa que será possível fazer a indexação do financiamento pelo IPCA, aproveitando as variações do índice oficial de inflação. O IPCA previsto para este ano é de aproximadamente 3,8%.

Ou seja, quem antes pagava um valor fixo sobre o valor de um financiamento, que era corrigido pela Taxa Referencial (TR), agora poderá ter os juros corrigidos constantemente pela inflação, que é medida pelo IPCA.

Tudo indica que 2020 será um bom ano para investir no mercado imobiliário, ainda mais agora que você já conhece algumas das principais tendências do setor. E aí, partiu casa nova?

FONTE: Blog Tecnisa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *