Tudo que você precisa saber sobre permuta de imóveis

O que é permuta de imóveis?

A permuta de imóveis consiste em uma negociação entre duas partes com a finalidade de trocar bens de valores equivalentes. Em alguns casos, a permuta pode envolver o pagamento de uma compensação, que é um valor que cobre a diferença existente entre os imóveis a serem trocados.

Os tipos de imóveis que permitem essa transação são casas, apartamentos, terrenos e unidades que ainda serão construídas.  Para fazer a permuta, é necessário um acordo entre as partes envolvidas e um contrato que formalize o negócio, que deve ser escriturado.

conheça as melhores opções de casas com permuta de Juiz de Fora 

Principais vantagens de fazer a permuta

Quando a permuta for acordada sem a necessidade de complementação do valor em dinheiro, a negociação é isenta do Imposto de Renda. Caso haja a compensação, o imposto deve ser pago por quem recebeu o valor. Outra vantagem da permuta é seu processo mais ágil, ideal para quem tem pressa para se mudar e vender seu imóvel.

Como deve ser o contrato de permuta?

O contrato é a forma de você se proteger legalmente e evitar problemas no decorrer da negociação e até posteriormente. Para fazer tudo corretamente, recorra a uma escritura pública registrada em cartório. Ela deve conter todos os detalhes da permuta de imóvel, como valor, endereço, dados completos das partes, endereço do imóvel e tributos dos bens. Não se esqueça de especificar quando os imóveis serão devolvidos para seus respectivos donos e garanta que uma vistoria antes da assinatura do contrato seja feita na saída do imóvel. Isso faz com que cada parte receba o imóvel que negociou sem prejuízos.

novidades em apartamentos com permuta 

Cuidados ao fazer a permuta de imóveis

Antes de fazer uma proposta e assinar um contrato de permuta, existem algumas formas de evitar dores de cabeça e garantir um bom negócio.

  • Verifique a documentação dos imóveis envolvidos na permuta

Antes mesmo de agendar sua visita no futuro imóvel, peça todos os documentos que comprovem a situação legal do imóvel.

  • Conte com a ajuda de um profissional

É comum que algumas dúvidas surjam no decorrer da negociação de permuta. Para isso, o mais seguro é contar com um profissional capacitado, que pode te orientar e fazer a negociação ser mais tranquila.

  • Compare os preços no mercado

Alguns proprietários realizam a precificação de seu imóvel com base em alguns achismos, o que normalmente supervaloriza o bem. Por isso, uma avaliação do imóvel pode ser uma forma de garantir que você adquira um imóvel de valor compatível com o seu atual.

 

Agora que você já sabe tudo de permuta é hora de encontrar o seu imóvel!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *