Veja como avaliar o valor do seu imóvel

Toda avaliação imobiliária requer conhecimento de mercado para precificar a casa, terreno, apartamento, sítio ou estabelecimento comercial.

Avaliar um imóvel não é simplesmente estipular um valor de venda. Na verdade, essa atividade consiste em analisar o setor e as características do imóvel de forma profunda, a fim de chegar a uma conclusão e compatível com o mercado.

Separamos algumas dicas importantes para que você tenha mais assertividade na hora de avaliar o seu bem.

1- Identifique as principais características do Imóvel

Algumas características da propriedade podem fazer com que, mesmo sendo bem localizada ou com muito espaço, tenha seu valor diminuído. É o caso de imóveis mais antigos, que podem ter fiação ou encanamento comprometidos.

Também é importante considerar que imóveis novos valem mais do que os imóveis que já foram ocupados ou que estão na planta.

O que também influencia diretamente no preço é o acabamento utilizado na residência, além de itens de automação, que podem trazer vantagens para a  avaliação.

Um outro detalhe é que quanto melhor forem as dimensões dos cômodos, a quantidade de dormitórios, banheiros e vagas de garagem, maior será o valor do imóvel.

2- Fique por dentro do mercado imobiliário

O primeiro requisito para avaliar imóveis é conhecer profundamente o mercado local. É necessário pesquisar sobre a área e principais pontos comerciais, e ter uma boa noção dos valores praticados na região. Verifique também ruídos, infraestrutura do bairro, posição em relação ao sol, ventilação e vizinhança.Tudo isso pesa na hora de avaliar um imóvel!

3- Avalie o terreno e depois a edificação

Pesquise o valor de terrenos similares na região. Caso não seja possível, multiplique o valor médio do metro quadrado pelo tamanho do terreno. Uma boa alternativa para achar o preço base é conferir o IPTU do imóvel. Além disso, observe se o terreno avaliado está em uma posição privilegiada ou se possui declive acentuado.

Feito isso, avalie a edificação. Considere o estado de conservação, o número de cômodos e compare com imóveis com as mesmas características.

4- Faça avaliações por comparação

Pesquise valores e imóveis similares. Para avaliar um imóvel de forma justa e coerente é fundamental conhecer muito bem sua localização, além de conhecer bem todos os pontos positivos e negativos da edificação. Depois disso, é recomendável comparar o imóvel avaliado com outros parecidos.

5- Conte com ajuda profissional

É possível que a maioria das pessoas consiga entender os critérios que definem os valores dos imóveis. Porém, em um segmento tão dinâmico e especializado quanto é o imobiliário, é inteligente recorrer à assessoria de um corretor de imóveis.

Os corretores da Euro-Imóveis são treinados e têm experiência suficiente para identificar pontos de vantagens e de desvantagens em determinadas negociações. Afinal, somos acostumados a lidar diariamente com os fatores que vimos aqui.

Além disso, nós conseguimos estabelecer relações de valores com grande facilidade e com real capacidade para respaldar aquela pesquisa que você já fez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *