Assinatura Digital e Certificado Digital: Para que servem?

O certificado e assinatura digital são dois recursos que estão em alta, e vieram com as facilidades que a internet oferece. Se quiser conhecer mais sobre eles, trouxemos todas as informações que você precisa saber.

ASSINATURA DIGITAL

A Assinatura Digital serve para assinar qualquer documento eletrônico. Tem validade jurídica inquestionável e equivale a uma assinatura feita no papel. É uma tecnologia que utiliza a criptografia e vincula o certificado digital ao documento eletrônico que está sendo assinado. Assim, dá garantias de integridade e autenticidade. Dessa forma, pode substituir a necessidade da presença de uma assinatura manual, reconhecimento de firma, papéis físicos e demais processos de arquivamento e gestão de documentos.

A assinatura digital pode ser usada nos mais diversos documentos, como: contratos de compra e venda de casas, laudos, prontuários médicos, procurações, petições, formulários web, apólices de seguro e mandatos. A validação de uma assinatura digital é feita por meio de certificado digital, que impede a ocorrência de fraudes, garantindo integridade, autenticidade e não repúdio.

Portanto, a assinatura digital nada mais é do que a garantia de uma assinatura, porém digitalmente. Essa assinatura, então, possui validade jurídica e está diretamente ligada a pessoas ou empresas.

CERTIFICADO DIGITAL

O certificado digital é um documento eletrônico que comprova a identidade de uma pessoa, uma empresa ou um site, ele funciona como uma carteira de identidade. Serve para assegurar as transações on-line, a troca eletrônica de documentos, a assinatura digital, as mensagens e os dados, com presunção de validade jurídica. Por esta razão, a certificação digital possui mecanismos de segurança capazes de garantir autenticidade, confidencialidade e integridade às informações eletrônicas. O certificado digital contém dados de identificação de uma pessoa ou uma empresa ou um site. Permite, por exemplo, que as partes envolvidas em uma transação eletrônica apresentem cada uma, as suas credenciais para comprovar, à outra parte, a sua real identidade.

O certificado contém informações importantes referentes ao titular, dados da autoridade certificadora, sendo assim, essas informações são importantes para a assinatura.

Em resumo, a assinatura digital elimina toda a burocracia dos processos e a redução de gastos com papel. Já o certificado digital atesta que um documento tem validade e que as informações contidas nele são verdadeiras, além de realizar, emissão de nota fiscal, acessar e-CAC, e ter acesso à conectividade do social da Caixa Econômica. Ele traz mais segurança e facilidade para a regularização de documentos.

Agora que você já sabe as facilidades que esses recursos oferecem, ficou mais fácil ainda conseguir o imóvel dos seus sonhos em Juiz de Fora, e a Euro-Imóveis te oferece toda a praticidade e segurança. Entre em contato conosco ou acesse o site: www.euroimoveis.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *