Casa geminada: quais as vantagens e desvantagens?

Com certeza você conhece, ou já ouviu falar em casa geminada! Também chamada de conjugada, é a construção de duas ou mais casas ligadas umas às outras.

Quando se fala em casa geminada, geralmente, a primeira coisa que vem a é: preço mais barato e menos privacidade. Mas, além desses dois pontos, existem outros tantos que devem ser analisados e levados em conta por quem deseja adquirir esse tipo de imóvel em Juiz de Fora.

Agora, você vai ficar por dentro das principais vantagens e desvantagens, e saber o que deve ser considerado antes de investir em uma casa geminada.

Vantagens

Preço mais acessível

O preço de uma casa geminada é mais baixo porque ela compartilha o mesmo lote com uma ou mais casas. O compartilhamento de espaço e a duplicação de um mesmo projeto é o que gera a economia para o construtor e, consequentemente, para o comprador.

Manutenção

Como as casas geminadas possuem a mesma estrutura, a manutenção também será a mesma. Isso fará com que os custos de uma manutenção sejam divididos entre os moradores das casas.

Apoio entre vizinhos

Conviver com os moradores da casa ao lado é inevitável! Apesar de representar algumas desvantagens, essa convivência acaba sendo positiva em determinados aspectos. Um deles é a possibilidade de desenvolver amizade entre os vizinhos, além de uma rede de apoio. E ter sempre alguém por perto é uma ótima medida de segurança.

Desvantagens

Privacidade e Barulhos

Por compartilhar estruturas, como algumas paredes, é natural que a acústica não colabore. Em muitos casos, será possível ouvir o que está acontecendo na casa ao lado.

Ventilação e Iluminação solar

Como as paredes das casas geminadas ficam grudadas, pode ser que aconteça que uma das casas acabe não pegando sol e fique mais fria. Assim pode ocorrer também com a ventilação, uma das casas pode acabar tendo menos circulação de ar do que a outra.

Áreas comuns

Mesmo que cada casa tenha sua própria entrada, individual existem algumas áreas comuns que geralmente são compartilhadas, como jardim, área de serviço e áreas de lazer.

Nesse caso, é necessário que sejam criadas algumas regras de convivência para evitar conflitos entre os vizinhos. Assim, as áreas comuns terão seu uso regulamentado que servirá para uma convivência pacífica.

Nós da Euro-Imóveis oferecemos todo suporte, com profissionais qualificados e especializados que vão te ajudar a encontrar a casa geminada dos seus sonhos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *