Alugar ou comprar um imóvel? 4 dicas para você decidir qual vale mais a pena.

Após o início da pandemia causada pela COVDI-19, as pessoas foram obrigadas a passar mais tempo dentro de casa, gerando nelas o desejo de um espaço maior, com área externa, espaços integrados a natureza, mais afastados dos centros urbanos e despertou também o interesse por modificações na decoração e o crescimento na compra e investimentos em imóveis.

Separamos algumas dicas para te ajudar a escolher se é mais vantajoso comprar ou alugar um imóvel.

Vantagens de comprar um imóvel

Além de passar mais tempo em casa, a pandemia gerou nas pessoas o medo de uma possível instabilidade nos bancos e prejudicar os valores nele investidos.

A procura por imóveis teve um aumento, segundo uma pesquisa DataZap, 60% dos brasileiros acreditam que o cenário atual é o melhor momento para adquirir um imóvel.

Investimento seguro

Mesmo durante uma crise econômica, comprar um imóvel te garante um investimento seguro, seja ele para uso próprio ou para aluguel, já que garante uma renda fixa, além de ter mais segurança por conta do menor risco e volatilidade dos títulos mobiliários e possibilita mais flexibilidade de uso do investimento.

Rentabilidade

Comprando um imóvel o retorno é constante, sendo uma grande oportunidade de fazer o dinheiro render a médio e longo prazos e garantindo uma renda fixa. Além de recuperar o valor investido na compra.

Valorização Constante

Mesmo em um momento de crise, o crescimento imobiliário continua com tudo, pela valorização a médio e longo prazo do imóvel.

Um imóvel não perde valor, pelo contrário, sabendo investir no imóvel certo o proprietário pode triplicar o seu valor em uma venda futura.

Garantia de Patrimônio

Comprando um imóvel, você vai estar investindo em um patrimônio, pagando por algo que é seu. Pensando em um bem futuro, investir na compra de um imóvel é investir no futuro.

Desvantagens de alugar um imóvel.

Quando pensamos na desvantagem em alugar um imóvel a primeira opção é de não estar investindo em um bem futuro, pagando por algo que não será seu no futuro.

Não há investimento futuro

Alugando um imóvel, todo o dinheiro pago mensalmente não será revertido em nenhum bem ou investimento futuro. Não haverá retorno nenhum desse valor pago mensalmente.

Instabilidade

Alugando um imóvel o inquilino fica à mercê do proprietário que pode a qualquer momento, reincidir o contrato e pedir o imóvel, gerando um stress no inquilino que tem que sair as pressas. Pra quem deseja estabilidade não é a melhor opção alugar um imóvel.

Reajuste Anual no valor do aluguel

Alugar um imóvel gera também uma instabilidade financeira, já que o aluguel sofre reajuste todo ano.

 

Fonte: https://www.moneytimes.com.br/5-dicas-para-pensar-se-vale-a-pena-comprar-ou-alugar-um-imovel/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *