6 dicas indispensáveis para contratar o arquiteto dos sonhos

Vai construir, reformar ou ampliar sua casa? Então, este assunto é para você!

Imaginar tudo como queremos é fácil, mas alguns profissionais são imprescindíveis para fazer nosso sonho sair do papel.
Hoje  separamos 6 dicas indispensáveis para contratar o arquiteto dos sonhos.
O arquiteto participa de todas as etapas de uma obra. Sua função é garantir que os processos ocorram de acordo com o projeto do início ao fim. A atuação do arquiteto pode começar na avaliação do terreno, passar por toda a fase executiva e terminar na especificação dos detalhes da construção, como iluminação, pisos e revestimentos. Além de focar na entrega de um ambiente personalizado, esse profissional também se preocupa com as questões de conforto e funcionalidade. 

Formação, conhecimento e expertise
De forma legal e técnica, o arquiteto é quem tem permissão para fazer e coordenar o projeto. Além disso, ele ainda pode se responsabilizar pela contratação de operários e prestadores de serviço, além de cuidar das providências legais da obra.
Sua formação ensina a unir técnica, criatividade, estética e funcionalidade em um mesmo ambiente, equilibrando as necessidades do cliente ao orçamento disponível, e sendo capaz de calcular a quantidade necessária de materiais, gerenciando, ainda, todos os fornecedores da obra.

Paisagismo e Sustentabilidade
A obra estrutural em si é muito importante, mas é fundamental contratarmos um profissional com visão ampla e sustentável e que tenha conhecimento e sensibilidade para propor um maior aproveitamento das áreas externas e dos espaços de uso coletivo.
É importante que o arquiteto adote soluções sustentáveis, que ajudem a reduzir o desperdício de recursos, como água e energia. Para isso, pode desenvolver projetos de instalação de painéis para captação da luz solar, por exemplo, sistemas de compostagem e outros recursos ‘amigos’ do meio ambiente.

Design de Interiores
O arquiteto, bem mais que o engenheiro, costuma dialogar melhor com as premissas do design de interiores. Os benefícios vêm na forma de espaços mais harmoniosos, equilibrados e com a escolha correta de cores, materiais, acessórios, mobiliário e iluminação.

Portfólio
Peça para ver outros projetos do profissional que você vai escolher. Os trabalhos dele são sua melhor vitrine. Se possível, não só veja os projetos, como visite as construções e as obras, para ver projeto x resultado final. Se conseguir conversar com algum cliente, para conhecer sua satisfação com o trabalho entregue, melhor ainda!

Preço x Investimento
Sabemos que quem está construindo ou reformando já está com o orçamento apertado, senão estourado. Então, é normal em nos sentirmos seduzidos por profissionais que prometem muito e cobram pouco. Desconfie sempre! Na maioria das vezes, compensa gastar um pouco mais na contratação de um profissional competente a fim de obter bons resultados e, futuramente, um ótimo custo-benefício.

Contrato + Serviço Personalizado
Se assegure sempre de fazer reuniões de alinhamento, bem como deixar em contrato tudo o que for combinado – isso sempre será seguro para ambas as partes. As reuniões permitem que você consiga um projeto personalizado e adequado para seus desejos e necessidades, permitindo também que você possa cobrar entregas, resultados e prazos.
Quanto mais tempo puder dedicar em encontros produtivos para levantar e acompanhar ideias, menos dinheiro precisará gastar em soluções mal pensadas ou em reparos. Isso se refletirá na garantia de um investimento e um trabalho bem executado, sem riscos e sob controle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *