Você sabe o que é e como montar uma mesa posta?

Aqui você confere dicas para conquistar seus convidados em qualquer ocasião

Antes, utilizada apenas em eventos especiais, a mesa posta tem sido cada vez mais incorporada ao dia a dia das pessoas, que veem nas refeições, oportunidades de experiências únicas não só para convidados, mas também para a integração da família. Afinal, não tem nada mais gostoso do que comer em um ambiente elegante e mais bonito, não é mesmo?

Com os artigos certos e criatividade é possível montar e decorar a sua mesa de jantar da maneira como você preferir! E aqui vamos te dar algumas dicas que vai fazer você impressionar seus amigos e familiares, que se sentirão mais acolhidos e confortáveis.

No fim desta matéria, vamos listar algumas dicas práticas, mas vamos entender a essência da mesa posta primeiro!

Beleza é fundamental. Mas funcionalidade também.

Nunca posicione itens sem função à mesa ou talheres e louças fora do contexto do cardápio. O mais importante na montagem da mesa posta é manter o ambiente funcional, portanto, mantenha apenas o que é essencial à mesa.

Antes da montagem de fato, é muito importante que você pense no alimento e bebida que serão servidos. Então, verifique as funções de cada talher, prato e outros utensílios para não errar na hora de compor a mesa.

Menos é mais. Essa regra vale para muita coisa!

O gosto pessoal, a contextualização da data… Vários fatores precisam ser levados em consideração. O uso dos objetos decorativos é mais livre que a montagem dos utensílios, mas não exagere! Arranjos de flores ao centro, caminhos de mesa e velas são sempre bem-vindos, mas sempre com moderação.

Se você quer deixar a mesa posta mais colorida, a dica é combinar as estampas às cores dos utensílios. Um dos truques mais comuns é guiar a escolha da cor a partir do jogo americano ou sousplat.

Montar mesa posta não é frescura. E nem é caro.

Para começar a montar a mesa posta, você não precisa de muito. Comece com o que você já tem em casa, estude mais sobre o tema e anote quais itens são necessários para complementar a decoração. Vá testando e aprimorando. Como tudo que fazemos na vida, o hábito e o treinamento nos levam à excelência.

Você vai encontrar muitos cursos e manuais de ‘como montar uma mesa posta do jeito certo’, mas o principal é ter um pouco de conhecimento, aliado à personalização de cada ocasião. Afinal, só você conhece seus convidados e a importância de cada data. Não adianta nada, por exemplo, você seguir um manual ao pé da letra, e deixar seus convidados deslocados.

O ideal é aliar requinte, prazer, conforto e acolhimento!

Mas algumas dicas práticas são sempre bem-vindas, não é mesmo?

– Toalhas: são o ponto de partida da mesa posta. Uma toalha neutra dá um charme todo especial para a mesa, deixando as outras peças com papel de destaque.

– Souplasts: usados direto na mesa ou por cima das toalhas, eles sempre dão um toque na decoração e na composição da mesa. Abuse de cores, estampas e texturas.

– Jogos de jantar: lisos, com estampas e até mesmo detalhes em alto relevo, eles são um charme à parte na mesa posta e podem até mesmo definir o estilo da decoração!

– Talheres: atenção não só à beleza, mas à funcionalidade de cada um. Para jogos de jantar mais chamativos, prefira os mais simples e vice-versa.

– Copos e taças: eles trazem elegância para a mesa posta e devem ser usados conforme a necessidade de cada refeição.

– Guardanapos: delicados e super charmosos, eles deixam a decoração da mesa ainda mais completa. Prefira sempre os de tecido e use e abuse dos adornos.

– Vasos, velas, castiçais, caminhos de mesa e outros itens de decoração: aqui, entra muito a contextualização da ocasião, o tamanho da mesa, o número de convidados, o gosto pessoal do anfitrião… Estude seu evento e veja o que é mais adequado.

* Dica Bônus (e a mais valiosa!): reúna sua família, seus amigos e pessoas especiais, e receba-os com muito carinho com uma bela mesa posta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *