7 dicas preciosas para quem vai construir uma casa do zero

Sabe quando utilizamos a expressão ‘preparar o terreno’, para uma coisa sair bem-feita? É exatamente isso quando se trata de construir uma casa do zero, já que é um processo que exige muito planejamento. Mas vamos te dar várias outras dicas de ouro, para que a sua obra não seja motivo de stress e sim de grande prazer! Vamos lá? Anote tudo e coloque em prática.

Cronograma e Orçamento

Aqui, a palavra de ordem é planejamento! Sem ele, fica difícil nossas ideias e sonhos saírem do papel. Quando falamos em construção, fazer um orçamento e um cronograma para cada fase da obra se torna mais do que importante, é imprescindível. Desta forma, você evita surpresas e consegue antecipar a solução de alguns problemas. Mas aqui vai uma dica extra: sempre coloque uma folga, em ambos. Esta margem de segurança faz toda a diferença no final!

Participação e Acompanhamento

Não há nada que funcione mais em qualquer empreendimento – e a construção de uma casa é um enorme! – do que o dono estar por perto. É o seu olhar que muitas vezes vai ditar o ritmo, a prioridade, e a qualidade de execução de vários processos. Se for muito difícil para você mesmo acompanhar, delegue esta tarefa somente a alguém muito próximo, como seu companheiro, ou alguém que divide o sonho e vá dividir a casa com você.

Contratos e Prestadores de Serviços

Neste item, a atenção precisa ser redobrada! Procure contratar profissionais que você já conhece o serviço, tanto em qualidade quanto em cumprimento de prazo, ou pegue referências com pessoas que você confie. Não há nada mais desgastante do que trocar de profissional ou ter um serviço executado de forma razoável, só porque você já pagou. E em todos os contratos, leia e releia várias vezes, além de colocar tópicos que te deem algum tipo de garantia. E mais uma dica extra! Jamais pague integralmente por qualquer serviço antes da entrega e aprovação do mesmo.

Acabamentos, Móveis e Decoração

Esta é uma das partes mais gostosas: escolher e decorar cada cantinho da sua casa. É hora de vários sonhos se materializarem na sua frente! Aqui, a personalidade e o gosto dos donos são mandatórios, mas vale alguns lembretes, como deixar para acessórios e objetos de fácil troca, os modismos e as cores muito fortes. Já para os móveis mais caros, estilo arquitetônico e pintura, por exemplo, o estilo minimalista e atemporal é sempre o mais indicado.

O Futuro é tão importante quanto o Presente

Quem constrói uma casa, geralmente pensa em tê-la por toda a vida. Por isso, é importante pensar de forma prática e funcional, projetando os anos pela frente. Os quartos infantis, por exemplo, devem ser pensados de forma a serem facilmente adaptados para adolescentes, assim como áreas com muitas escadas e difícil acesso não serem indicados, pois não podemos esquecer que todos nós envelhecemos.

Não se mude antes da finalização da obra

Entendemos a ansiedade de quem está construindo, mas em regra geral, se mudar antes da conclusão da obra ou atrasa ainda mais a finalização ou deixa em aberto muitos detalhes, que vão sendo engolidos pela rotina. É um jardim que fica eternamente à espera do paisagismo perfeito, ou o acabamento do quarto que, como já está em uso, vai sempre sendo deixado para depois.

Organização

Esta palavra precisa estar presente do início ao fim da sua construção. Organizar o cronograma, o orçamento, o pagamento dos prestadores de serviço, suas visitas, a escolha dos acabamentos, dos móveis e da decoração, a mudança…. Ufa! Parece cansativo? Mas, na verdade, isso te economizará muito tempo em cada etapa. E, se na hora da mudança, você já estiver cansado, contrate profissionais especializados no ramo, os personais organizers, que vão te proporcionar se mudar para uma casa com ambientes organizados e funcionais.

E aí, gostou das nossas dicas?

Crie e personalize seu gerenciamento e mãos à obra! Não deixe o trabalho ser maior que o prazer desta grande conquista!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *