Casa ou apartamento? Entenda as vantagens de cada um

A escolha de um imóvel deve ser precedida por um bom planejamento, tudo para garantir o conforto e a satisfação de morar bem. Dentre os fatores que pesam nessa escolha, é comum surgir o dilema: casa ou apartamento? Por isso, é preciso avaliar qual a melhor opção para você e sua família, afinal este é um grande investimento e precisa ser bem feito. Pensando nisso, separamos as vantagens de cada um.

Vantagens de morar em casa

Liberdade

Uma das principais diferenças entre casa e apartamento é a liberdade que a primeira opção oferece. Em uma casa, você é livre para estabelecer suas próprias regras de moradia, dar uma festa quando quiser e fazer as reformas estruturais que decidir. Por outro lado, em um apartamento é preciso obedecer às normas estabelecidas no condomínio e respeitar a rotina dos demais moradores.

Privacidade

Além da liberdade, morar em casa também oferece maior privacidade. Afinal, nesse espaço você pode seguir um estilo de vida próprio, estabelecendo uma rotina e horários que condizem com a sua personalidade e os costumes da sua família. Outro ponto de destaque para quem vive em uma casa é a possibilidade de receber amigos tendo menos preocupação com possíveis incômodos que podem causar aos vizinhos.

Espaço

Outro ponto positivo é que casas contam com ambientes mais amplos. É claro que existe a possibilidade de escolher apartamentos maiores, mas geralmente as casas são mais espaçosas. Por isso, é uma boa escolha para quem deseja ter um quintal, gosta de cultivar plantas e hortas ou pretende ter um animal de estimação que precise de mais espaço.

 

Vantagens de morar em apartamento

Segurança

Uma das maiores diferenças entre casa e apartamento é a segurança. Apartamentos são mais seguros no dia a dia, principalmente, para quem tem filhos pequenos e também para quem viaja nas férias, tendo que deixar o local vazio por uns dias. Seja pela presença do porteiro, câmeras de vigilância ou simplesmente pela movimentação diária dos vizinhos, a moradia é constantemente monitorada, ficando em segurança.

Vínculos

Morar em apartamento também cria maior possibilidade de fazer amizades. Casais podem criar vínculos com outros moradores mais facilmente, devido à proximidade física dos apartamentos e os filhos podem socializar, brincar com outras crianças e aproveitar as áreas comunitárias de lazer com a segurança garantida. As áreas comuns em apartamentos, como brinquedoteca, playground, academia e outros espaços, são ótimas oportunidades para criar essa interação entre os moradores.

Áreas de lazer sem sair de casa

Por falar em ambientes comuns, as áreas de lazer são um dos grandes diferenciais dos apartamentos. Afinal, com uma rotina atribulada tudo o que queremos é poder realizar atividades físicas, curtir momentos com amigos, sem precisar gastar tempo com locomoção ou sair de casa para desfrutar dessas facilidades.

Tranquilidade

Apesar da liberdade e da privacidade serem maiores em uma casa, ao morar em apartamento você tem mais tranquilidade. Isso porque o síndico garante a solução de problemas corriqueiros, a manutenção do prédio e demais aspectos burocráticos. Assim, você tem menos preocupação no dia a dia e sobra mais tempo para aproveitar o lar e a família.

Vale lembrar que isso não significa necessariamente maiores gastos. Embora uma casa não tenha taxa de condomínio, os custos com manutenção acabam sendo equivalentes ou até maiores. Isso porque em uma casa você terá de arcar, por exemplo, com os gastos da grama do quintal, da água da piscina e da fachada, que passam a ser todos seus.

E aí, nossas dicas te ajudaram nessa escolha? Então acesse o nosso site e agende uma visita!

 

FONTE: https://bit.ly/2nOQANt

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *