A plantinha certa para cada cômodo da casa

As plantas em casa são sempre uma ótima opção de decoração, dão mais beleza e vida a casa.  E além das vantagens estéticas, elas também servem para renovar o ar dos ambientes e algumas delas, ainda deixam um perfume gostoso. É bem melhor perfumar a casa com uma planta do que usando uma essência ou qualquer outro tipo de produto. Outra vantagem das plantas é que para algumas pessoas, cuidar delas é livrar-se do estresse. Por isso, separamos dicas especiais para você decorar cada cômodo da sua casa.

Sala

Se você tem uma sala bem iluminada, e neste ambiente, as plantas não podem faltar, veja aquelas espécies que precisam de muita luz e por isso podem ficar nesse espaço: licuala, agaves, dracena e pau d’água. Mas, se a sua sala não tem uma boa iluminação, então, prefira as plantas que conseguem sobreviver com sombra, veja alguns exemplos: orquídea, bromélia, ráfia, costela-de-adão, maranta e samambaias.

Em ambos os casos, na sala, é importante também levar em consideração o tipo de vaso devido a grande circulação que tem nesse ambiente. Cor, tamanho e estilo devem estar em total harmonia com ambiente. Outro ponto importantíssimo é em relação ao lugar que a planta ficará, não deve jamais estar no meio do caminho. Pense no tamanho que ela ficará e leve isso em consideração antes da escolha.

Escritório

O escritório seja ele o do trabalho ou o de casa, normalmente, é um lugar com pouca luz e fechado. Se forem essas as características desse ambiente, as melhores plantas são: espada de São Jorge, palmeira, begônia e zamioculca.

Cozinha

Plantas na cozinha também são sempre bem-vindas e nada melhor do que temperos e ervas. Elas perfumam o ambiente, e tem tudo a ver o perfume delas na cozinha e além disso, ainda podem dar um toque especial na sua receita. É bom ter um tempero fresquinho nas mãos. Veja alguns exemplos que podem ser mantidos na cozinha: cebolinha, salsinha, alecrim, boldo, pimenta, agrião, capim-cidreira, manjericão e hortelã.

Se você preferir as flores, não tem problema, os lírios e as azaleias, por exemplo, ficam muito bem na cozinha.

Quarto

No quarto você também pode e deve colocar flores e aquelas que dão a sensação de delicadeza e tranquilidade são as mais adequadas. Algumas indicações mais comuns dos paisagistas são: a jiboia, o aspargo, o bonsai, a camélia e a begônia. Você ainda pode criar um arranjo romântico e colocar uma das espécies citadas no mesmo vaso junto com algumas rosas, que deverão ser mudadas quando começarem a envelhecer.

Banheiro

Já no banheiro é necessário levar em consideração a umidade, por isso, só plantas que se adaptem bem a esse tipo de situação é que podem enfeitar o cômodo. Os paisagistas aconselham a escolher as seguintes plantas: bambu da sorte, bálsamo, lírio da paz, antúrio, orquídea, hortênsia ou violetas. No caso das violetas, use-as com vasos coloridos para deixar o seu banheiro ainda mais alegre e bonito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *