Qualidade de vida: qual a relação com a compra de um imóvel?

No momento da compra de um imóvel, alguns fatores devem ser observados para que o negócio atinja as expectativas depositadas — dentre eles, a localização, a segurança da região e, também, a qualidade do imóvel em que se reside. Todos esses pontos vão influenciar diretamente para a sua qualidade de vida, uma vez que contribuem de maneira positiva para a sua rotina e para o seu bem-estar. Por isso separamos algumas dicas para ajudar você nessa escolha, confere aí!

Comodidade para o dia a dia

Ao definir a localização mais adequada de seu imóvel, é preciso definir inicialmente quais são as suas necessidades. Estar próximo da escola de seus filhos? Estar em um bairro cujos acessos são facilitados pelas amplas possibilidades de vias? Ou até mesmo residir em um local tranquilo e que possa trazer um maior contato com a natureza? A partir do entendimento sobre a sua realidade e sobre o que você espera do imóvel adquirido, certamente vai filtrar de maneira mais adequada as alternativas disponíveis. Além disso, a comodidade também está diretamente relacionada com a segurança e tranquilidade sentidas no local escolhido.

Dessa forma, optar por prédios e condomínios que já sejam equipados com tecnologia para resguardar os moradores é uma alternativa a ser considerada — circuitos internos de câmeras, por exemplo. A proximidade de estabelecimentos comerciais também deve ser levada em conta. Caso você e seus familiares prefiram não realizar grandes deslocamentos para as atividades rotineiras, é preciso optar por aquela alternativa que esteja próxima a estabelecimentos comerciais.

Conheça nossas casas em condomínio com monitoramento de segurança 24h.

Especialmente em centros urbanos, existe a necessidade de buscar por estratégias para a otimização de seu tempo. Passar por longos períodos em trânsito de casa para o trabalho ou para a escola das crianças, por exemplo, pode impedir de fazer atividades que aproximem você de seus familiares, além de forçar a sair bem mais cedo do que o esperado para iniciar os seus afazeres diários. Nesse sentido, qualidade de vida também quer dizer ter um período de seu dia para dedicar ao que você gosta, independentemente de estar relacionado à leitura de um livro de literatura fantástica, a estar com amigos conversando sobre os mais variados assuntos ou de simplesmente ficar em casa sem fazer nada.

Prática de atividades físicas

Sempre quando mencionamos sobre qualidade de vida, a maioria das pessoas já pensa logo em uma vida saudável e com prática de exercícios físicos. Como já percebemos até aqui, envolve uma série de fatores, mas também é interessante cuidar de sua saúde para garantir essa característica em sua rotina. Como a escolha do imóvel poderá contribuir nesse sentido? Caso ele ofereça em sua estrutura uma academia, já é um ponto a favor, justamente por contribuir também para a gestão de seu tempo em suas atividades. No entanto, não necessariamente precisa conter esse diferencial: só de estar próximo a parques ou outras possibilidades urbanas que permitem a prática de exercícios ao ar livre já possibilita que você se organize. Ao mesmo tempo, optar por um imóvel que tenha fácil acesso a diversos pontos da cidade viabiliza que você vá a outras regiões em um curto período de tempo, tenha mais contato com a natureza e respire um ar puro para aliviar o estresse cotidiano e recuperar as energias.

Conheça nossos imóveis em condomínios com espaço para você fazer uma boa caminhada.

Infraestrutura

Conforme explicamos, a qualidade do imóvel também está relacionada com a qualidade de vida. Nesse sentido, deve-se avaliar não apenas a estrutura em si, mas o condomínio como um todo. Atente a pontos como:

  • quais são os diferenciais disponibilizados no edifício ou na casa pretendida?
  • Como essas características contribuirão para a sua rotina?
  • Quais são os principais aspectos que vão influenciar positivamente para maior interação entre você e sua família?

Ao entender que o imóvel escolhido oferece boas condições a todos esses questionamentos, certamente você terá maior bem-estar para as atividades cotidianas. Para quem tem filhos, por exemplo, ter uma piscina vai proporcionar um divertimento a mais para férias e feriados prolongados, além de reduzir os gastos mensais com clubes e demais entretenimentos.

Documentação em dia

Achou estranho mencionarmos sobre documentação do imóvel em dia ao abordarmos qualidade de vida? Pois esse é um fator essencial no momento de adquirir um imóvel, uma vez que, ao fechar um negócio em que toda a parte burocrática esteja em dia, você terá menos chances de se esbarrar com problemas, resguardando-o das mais diversas situações. Para isso, o ideal é buscar por profissionais que já tenham experiência no mercado, que entendam todos os processos de compra e venda de um imóvel e possam orientá-lo sobre as principais partes burocráticas, como a escritura.

Maior convívio social

O convívio social não está relacionado apenas com aquele momento reservado para estar com seus familiares. Também diz respeito ao bom relacionamento preservado com vizinhos e amigos. Esse ponto também deve ser avaliado no momento de fechar um negócio, especialmente porque os conflitos entre vizinhos são comuns por motivos distintos, aumentando o estresse e sendo uma preocupação a mais para o seu dia a dia. Optar por um imóvel que esteja em um condomínio com área de festas, ainda, poderá permitir que você faça comemorações e confraternizações em sua própria residência, recebendo um número maior de convidados. Para preservar a harmonia entre as pessoas que morem próximas a você, é preciso respeitar as regras do local quanto a horário, além de reservar com antecedência. Deve-se ainda deixar o espaço da maneira encontrada, limpo e pronto para ser utilizado por outros moradores. Para que todos esses pontos sejam observados com atenção enquanto estiver negociando, é indicado que tenha um bom planejamento e que defina quais são as necessidades de sua família, de modo que o local escolhido atenda às suas expectativas.

 

Conte com nossa equipe de especialistas para ajudar você nesse momento.

Agende uma visita com apenas um clique!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *