Quero comprar um imóvel: como escolher o melhor andar do apartamento?

Muitos fatores precisam ser levados em consideração para encontrar o imóvel ideal. Normalmente, a localização, a metragem e o preço são os aspectos mais analisados pelos compradores. Porém, é importante saber também como escolher o andar do apartamento, pois o seu conforto dependerá muito dessa decisão. Neste artigo, elencamos dicas valiosas para ajudar você a morar em um andar que atenderá a sua necessidade de viver bem.

  1. Analise a vista

Infelizmente, nem sempre é fácil ter uma bela vista quando se olha pela janela do apartamento em uma grande cidade. Porém, nos andares mais altos, é possível ter uma visão panorâmica que proporciona uma sensação de liberdade, mesmo que sejam apenas avenidas, carros e outras construções.

  1. Confira a privacidade e a segurança

A privacidade é algo importante a ser considerado na escolha do andar. Em apartamentos mais altos, as janelas, as cortinas e as portas de vidro da varanda podem ficar abertas. É claro, que se o empreendimento for cercado por outros prédios, essa vantagem não existe. Dependendo do nível da rua, as unidades mais baixas perdem a privacidade, pois pessoas caminhando, passageiros de ônibus e até profissionais que sobem em postes para fazer manutenções nas redes elétricas, telefônicas e virtuais conseguem olhar para dentro do apartamento. Junto com a privacidade há também a questão da segurança, por isso opte por prédios com portaria 24h e monitoramento de câmeras.

  1. Sinta a ventilação

Moramos em um país tropical com temperaturas altas, principalmente no verão. Por outro lado, o Brasil tem generosas correntes de vento tanto no litoral quanto em regiões mais centrais. Devido a grande quantidade de construções, algumas cidades ficam muito abafadas e com uma sensação térmica mais alta do que a própria temperatura. Quem sofre menos na época do calor são os apartamentos em andares superiores. O motivo é que a incidência do vento é maior nas alturas, proporcionando que os imóveis mantenham uma temperatura interna mais agradável mesmo nos dias mais quentes.

O fator ventilação também é fundamental no inverno. Nesse período, as doenças respiratórias são comuns, e quando vivemos em ambientes pouco arejados, a formação de fungos e bactérias nocivas a saúde é maior. Além disso, cômodos com muita umidade geram mal cheiro nas roupas, móveis e danifica as paredes.

  1. Olhe para a incidência solar

Em lugares com uma grande quantidade de prédios, os andares mais baixos sofrem com a falta de iluminação solar. Ter raios de sol entrando pelas janelas é essencial para a qualidade de vida dos moradores. Caso o apartamento esteja localizado nos andares mais altos e tenha a frente voltada para o norte, você poderá contar uma generosa incidência solar. A sua saúde e da sua família agradecerá.

  1. Pense na locomoção

Pessoas mais idosas, deficientes físicos ou com crianças pequenas precisam pensar na sua locomoção diária. Visto que morar nos apartamentos mais altos dificultará o acesso à entrada do prédio e às conveniências da região. Aqueles que trabalham ou estudam e tem o costume de atrasar-se terão muitas dificuldades vivendo nos andares mais altos. O pior acontece na ausência de energia elétrica, pois sem o elevador, haverá muitos lances de escada para subir.

Enfim, é muito bom morar em um apartamento que atenda todas as necessidades da família. Ficar atento ao andar será a diferença entre a felicidade, satisfação e o bem-estar. Esses fatores trarão mais qualidade de vida.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *