Entenda a diferença entre Kitnet, Loft, Flat e Studio

Com a crescente escassez de espaços livres nos centros urbanos, engenheiros, arquitetos e construtoras estão, cada vez mais, buscando soluções criativas e funcionais para melhor utilizar os ambientes dos imóveis.

Dentro desse contexto, surgem novas alternativas e projetos modernos, com o intuito de tornar as propriedades mais adequadas à nova realidade do mercado imobiliário.

Os imóveis mais compactos podem ser ideais para algumas pessoas, mas é preciso, antes de adquirir um deles, entender a diferença.

E você, sabe qual a diferença entre Kitnet, Loft, Flat e Studio? Confira o conteúdo que a Euro-Imóveis preparou pra você.

Kitnet

Até 50m² – Apenas um cômodo, que integra quarto e cozinha, além do banheiro.

No estilo americano, Kitnets são bem populares no Brasil, especialmente nas grandes cidades. O próprio nome explica o conceito, que deriva do inglês e quer dizer algo como “cozinha pequena”.

A estrutura simples é ideal para quem mora sozinho ou para jovens casais que não querem perder tempo na arrumação da casa ou nos congestionamentos para chegar ao trabalho.

Loft

Maior que 50m² – Cômodos totalmente integrados com exceção do banheiro. O pé-direito duplo permite a implantação de um mezanino.

Esse tipo de imóvel surgiu nos Estados Unidos e na Europa nos anos 60 e 70 e se tornou uma grande tendência em diversas cidades, a partir do reaproveitamento de antigos edifícios comerciais que não atendiam mais às necessidades tecnológicas ou por conta de mudanças urbanas.

Os Lofts tem pé-direito duplo, ou seja, possui o dobro de altura para o teto, o que possibilita a implementação de um mezanino. No piso de baixo, usualmente, fica a cozinha, sala de estar e jantar e o banheiro. Não existem divisórias e possíveis separações dos cômodos que são feitas pela mobília. No mezanino, geralmente, é instalada o dormitório ou uma suíte.

Flat

Um pouco maior que um quarto de hotel.

O flat, também chamado de apart-hotel, é um tipo de imóvel caracterizado pela disponibilidade de serviços de hotel, como limpeza diária, recepção, lanchonete, lavanderia, segurança, que são cobrados junto às taxas de condomínio. Além dessas facilidades, eles também contam com divisões específicas de sala, quarto, banheiro e até cozinha.

Podem ser comprados para moradia permanente, mas o mais comum é vermos contratos de locação para estadia temporária por parte de empresários e profissionais liberais nas áreas centrais dos grandes centros urbanos.

É a alternativa perfeita para pessoas que não dispõem de tempo para a rotina de uma casa comum ou que não pretendem fixar moradia definitiva na cidade.

Studio

Com cerca de 30m², estão inseridos em condomínios-clube, com diversas comodidades.

O studio apresenta mais divisões internas comparado com os outros. O quarto, por exemplo, é delimitado por paredes.

No entanto, a cozinha americana é integrada à área social e o pé-direito costuma ser um pouco acima do padrão normal de apartamentos. Alguns contam com varanda. Os prédios de studios são muito interessantes e costumam disponibilizar uma série de facilidades para os moradores.

A infraestrutura costuma incluir lavanderia e algumas áreas de lazer, como piscinas, salas de ginástica, salões de jogos, cozinha gourmet e até escritórios de home office. O público dos studios é majoritariamente composto por solteiros ou casais jovens de classes média e média alta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *