Dicas para manter plantas em apartamento

As plantas e flores são elementos que trazem alegria e cor a qualquer ambiente, e muitas pessoas querem cultivá-las em suas residências. No entanto, muita gente acha que é preciso ter um grande quintal ou jardim para que elas permaneçam viçosas e não morram facilmente.

Mas cada planta possui necessidades diferentes, por isso, nem toda espécie vai precisar de contato direto com o sol ou um vaso enorme para ficar saudável. Escolhendo o tipo certo e mantendo uma rotina de cuidados, é possível deixar seu apartamento cheio de verde e com muito mais vida.

E o melhor: não importa se sua decoração é mais rústica ou mais moderna, as plantas combinam com todos os estilos. Confira nossas dicas para manter plantas em apartamento e escolha a que mais combina com seu espaço.

1. Espécies

Cada espécie exige cuidados distintos, por isso, o primeiro passo é escolher a que mais se adequa ao seu espaço e à sua disponibilidade de tempo para se dedicar aos cuidados com suas plantas. Abaixo indicamos alguma opções que não te darão muito trabalho de manutenção e deixarão seu apartamento um charme!

 

  • Suculentas: elas se adaptam super bem a ambientes internos e não ocupam muito espaço, podendo ser plantadas em vasos pequenos. As suculentas são super-resistentes e tem alta capacidade de armazenar água, por isso não precisam ser regadas com frequência. O excesso de água pode até prejudicá-las. O ideal é checar a umidade da terra para saber quando regar, além de ser importante mantê-las em locais com incidência direta da luz do sol.
  • Cactos: sua variedade de tamanhos permite que você os mantenha em qualquer local do seu apartamento, de acordo com a sua disponibilidade de espaço. Assim como as suculentas, exigem poucas regas e gostam de locais com muita luz. Se houver um cômodo que fique mais quente durante o dia, este é o local ideal para colocá-los.
  • Bromélias: o contraste entre suas folhas vermelhas e verdes deixam o ambiente muito alegre. Elas não precisam de muito espaço, mas necessitam de muita luz. No entanto, não é uma boa deixá-las diretamente ao sol. Em dias quentes, borrife água para refrescá-la, e cheque sempre seu interior para garantir que não há insetos acumulados.
  • Pau d’água: necessita ser plantado em vasos maiores e ficam ótimos no chão, em cantos de salas e escritórios, por exemplo. Precisa ser regado todos os dias e se adapta bem a locais com pouca incidência de luz e que tenham ar condicionado.

 

2. Vasos adequados

O mais importante nesse caso é saber o quanto a espécie em questão irá se desenvolver. Tendo isso em mente, escolha o vaso com o tamanho ideal para que ela cresça com espaço suficiente, sem ficar apertada. Do contrário, não caberá terra o suficiente para que ela supra suas necessidades, e suas raízes não terão como se desenvolver.

Quanto ao material, a vantagem dos apartamentos é que os vasos não ficam expostos diretamente às ações do clima, por isso sua liberdade é maior para escolhê-los. Encontre o que combina mais com sua decoração e deixe seu espaço muito mais bonito.

 

3. Jardim vertical

Se o seu apartamento não tem muito espaço disponível para acomodar suas plantas, uma boa ideia pode ser utilizar aquela parede vazia e sem graça para montar um jardim vertical. As lojas especializadas em jardinagem e paisagismo possuem uma série de opções de suportes para você montar seu jardim vertical, mas você também pode abusar da criatividade utilizar pallets ou madeira de demolição para fazer o seu próprio painel. No fim das contas, o resultado pode ficar tão bom quanto.

 

4.Tenha uma horta ao seu alcance

Além de ser uma ótima opção para ter acesso a alimentos sem agrotóxicos e mais saudáveis, você pode ter várias opções de temperos naturais que vão deixar suas refeições muito mais gostosas. Além de ser muito funcional, as hortas caseiras contribuem para a decoração do apartamento.

Para escolher o que plantar, depende muito do que você gosta de comer e do seu espaço disponível.

O mais fácil para manter em apartamento são as ervas e temperos, por poderem ser acomodados em vasos menores. Mas, se você tiver espaço para um grande vaso ou terrários, é possível plantar hortaliças como alface, couve, espinafre e brócolis.

Não deixe de verificar se o local que vai acomodá-las tem a iluminação adequada e de regar de acordo com a necessidade de cada espécie, para que as raízes não apodreçam. Com os cuidados corretos, você pode ter uma linda e deliciosa horta dentro do seu apartamento.

Não possuir um jardim ou falta de tempo não são desculpas para não ter plantas dentro do apartamento. Com as dicas acima, você pôde perceber que existem plantas que exigem cuidados diferentes, basta encontrar a que se adaptará melhor às condições do seu espaço e oferecer os cuidados necessários a cada uma delas. Assim, seu apartamento terá um ar muito mais agradável e vários cantinhos verdes cheios de charme.

 

Se você gostou dessas dicas, não deixe de procurar pelo apartamento perfeito para você e suas plantinhas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *